INFORMAÇÕES A RESPEITO DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA
De acordo com o balanço nacional dos exames de mamografia realizados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do 1º semestre de 2012, divulgada hoje pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, mais de um milhão de mulheres de 50 a 69 anos fizeram o exame preventivo de câncer neste período. Isso demonstra um aumento de 41% no número de mamografias realizadas se comparado ao mesmo período de 2010. O aumento na proporção de brasileiras que se submeteram ao exame de mamografia está condicionado à ampliação e à qualidade dos serviços oncológicos.
O ministro Padilha também assinou a portaria que cria o Programa de Mamografia Móvel. Ele consiste na liberação de Unidades Oncológicas Móveis que percorrerão locais estratégicos dos municípios para a realização das mamografias no país. “Desde 2011, estimulamos a adoção da oferta da mamografia móvel para expandir a assistência oncológica no País. Precisamos chamar a atenção para a desigualdade no tratamento e é fundamental enfrentarmos essa desigualdade nos serviços de diagnóstico e tratamento”, destacou o ministro Alexandre Padilha.
Estatísticas – O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres brasileiras. Para 2012, Inca tem a estimativa de 52 mil novos casos de câncer de mama diagnosticados no país. Até 2014, o Ministério da Saúde vai investir R$ 4,5 bilhões para fortalecer o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e Mama, lançado pela presidenta Dilma Rousseff no ano passado.
Movimento Outubro Rosa - O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O governo brasileiro, por meio do Inca, passou a integrar a mobilização a partir de 2010. A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama)lançou o movimento Outubro Rosa 2012 com o conceito “Todo dia uma vitória contra o câncer de mama”.
Em Campo Formoso a Secretaria de Saúde, através do NASF
(Núcleo de Apoio a Saúde da Família) realizou uma Corrida contra o
câncer, onde mobilizou as mulheres para incentivá-las a manter hábitos
saudáveis como atividade
física, controle do peso corporal e alimentação saudável pois esses
são fatores importantes na prevenção do câncer de mama. A
corrida aconteceu na manhã de hoje as 8:30 h com partida da frente da
Prefeitura. As mulheres foram premiadas com brindes doados pelos
comerciantes. Após o evento, as mulheres receberam orientações de como
proceder para a realização da mamografia.
Vale salientar que a detecção precoce do câncer de mama aumenta – e muito - a chance da cura! (Estefanie Martins – Enfermeira)
O SUS oferece exame clínico das mamas para mulheres com
mais de 40 anos. Já as mulheres que têm entre 50 e 69 anos, devem fazer a
mamografia a cada dois anos.
Procure um posto de saúde para mais informações.
Não deixe de se cuidar!
Informações: Estefanie Martins Enfermeira e Coord. imunização e NASF| Fotos: Nilton Produções
Category: Noticias Campo Formoso



0 comentários